Como deixar o bebê calmo para uma sessão Newborn

Ei, pessoal! Já deu para ver que adorei esse novo espaço no site, né? Algumas pessoas me perguntam sobre as dificuldades de fazer fotos com recém-nascidos e, por isso, resolvi reunir algumas dicas úteis para quem está se preparando para esse tipo de ensaio.

O ensaio Newborn tem o objetivo de registrar os primeiros dias de vida do bebê. Em geral, ele é feito até o 15o dia após o nascimento, pois este é o período em que a criança ainda não manifesta cólicas, está mais flexível e dorme durante a maior parte do tempo. Mas como deixar o bebê calmo para uma sessão Newborn bem-sucedida? Veja a seguir!

1. Acerte todos os detalhes com antecedência

Seja você um fotógrafo ou uma mamãe cheia de expectativas para retratar os primeiros dias do bebê, é importante se certificar de ter todas as informações necessárias para a sessão Newborn. Além de saber o lugar da sessão, a duração e os detalhes do ambiente, procure comunicar e entender alguns dos procedimentos tomados durante o ensaio. Assim, o cliente fica confiante e o fotógrafo fica livre para trabalhar.

Outro aspecto importante deste momento de preparação é o tema do ensaio, que pode ser definido entre os pais e o fotógrafo. Com um bom diálogo, cada um entende o que precisa levar e como preparar os itens. É fundamental que os acessórios (ou “props”) dialoguem com o estilo das fotos e estejam bem higienizados.

2. Mantenha o ambiente bem aquecido

O bebê precisa de um ambiente tão acolhedor quanto o útero da mamãe para ficar confortável. Além de contar com um bom aquecedor (o ideal é que a temperatura do estúdio esteja entre 26 e 30 graus), é importante verificar se pufe está bem aquecido. Almofadas e cobertores também podem ajudar nesse processo.

3. Utilize músicas e ruídos ao seu favor

Para que o bebê não se assuste com ruídos externos, você pode utilizar sons de útero ou white noise. Caso não haja acesso à internet, faça o download destes arquivos para usá-los quando necessário.

4. Lembre-se que o bebê não ficará quietinho durante toda a sessão

Uma sessão Newborn pode sofrer interrupções. Afinal, o bebê nem sempre irá dormir ou colaborar com o fotógrafo. É preciso que o profissional saiba lidar com esses momentos, utilizando técnicas para acalmar a criança ou pedindo ajuda do papai e da mamãe. Além disso, essas paradas podem ser proveitosas para obter registros espontâneos dos momentos de afeto entre os pais e o recém-nascido.

Vale lembrar que o sucesso de uma sessão de fotos não pode ser medido somente pela qualidade das imagens. Trata-se de uma experiência para todos os envolvidos: fotografias deliciosas de ver são resultados de sentimentos e um ambiente prazerosos.

Agora que você já sabe como se preparar e deixar o bebê calmo para um ensaio Newborn, agende um horário conosco prenchendo o nosso cadastro.