16/04/2024 às 19:32

As 5 melhores frutas para seu bebê dos 6 aos 12 meses

86750
3min de leitura

Hoje falaremos sobre as 5 melhores frutas para darmos aos bebês no primeiro ano de vida.

  • Abacate
  • Banana
  • Laranja
  • Mamão
  • Manga

A partir dos 6 meses a criança pode iniciar com qualquer fruta, não há regra. O ideal é oferecer frutas orgânicas, por serem mais saudáveis e não conter agrotóxicos. Quando isso não é possível, prefira as frutas da estação, pois são a que estão mais disponíveis e contém menos agrotóxicos.

O ideal no comecinho é oferecer a fruta amassada com uma colher.

Alguns cuidados de segurança para frutas:

  • Tirar sementes e caroços
  • Tirar a casca quando for grossa e não comestível
  • Evite o formato circular, a via aérea do bebê tem formato arredondado com o diâmetro de uma moeda de 1 real, aproximadamente. Deve-se evitar esse formato, pois pode obstruir a via aérea da criança e levar ao engasgo. Alimentos como uva e tomate cereja devem ser cortadas longitudinalmente, sempre em 4.

É muito importante consultar o pediatra antes de oferecer qualquer alimento para o seu bebê.


Benefícios do Abacate para o bebê

Delicioso e saudável, o abacate oferece inúmeros benefícios para os bebês. Ele é uma ótima fonte de gorduras saudáveis e nutrientes essenciais como cálcio, ferro, vitamina A e E.

Além disso, o abacate ajuda a regular o intestino do bebê, pois contém fibras. Outra vantagem é que ele oferece energia ao organismo infantil. Também pode ser combinado com outros alimentos para enriquecer mais ainda os pratos do seu filho(a).

abacate



Benefícios da Banana para o bebê

A banana é um alimento saudável para os bebês. Possui muitos benefícios, pois é rica em vitaminas A, C, E e do complexo B, também possui potássio e ácido fólico importantes para o seu desenvolvimento. Essa fruta proporcionará momentos saudáveis para eles!

bebe tomando banho em tina de cobre banana

Benefícios da Laranja para o bebê

Os benefícios da laranja para bebês são inúmeros. Rica em fibras, vitaminas A, B e C, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a laranja ajuda a combater o envelhecimento precoce e reduzir o colesterol ruim, protegendo os bebês de doenças cardiovasculares. Esta fruta também possui minerais como potássio e cálcio que conferem regulamento na pressão arterial e glicemia. Por estas características nutricionais essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos, a recomendação é que os bebês comecem a ingerir suco de laranja logo após completar 6 meses de idade.

bebe chupando laranja

Benefícios do Mamão para o bebê

Os benefícios do mamão para os bebês são inúmeros. É rico em fibras, água, licopeno e vitaminas A, E e C, ajudando na regularidade do intestino, no controle da fome e na prevenção de câncer de pele e intestino. Além disso, o mamão tem propriedades benéficas para o sistema imunológico do bebê, tornando-se um alimento importante para o desenvolvimento adequado da criança.

mamao



Benefícios da Manga para o bebê

1 – Como ela é rica em fibras, ela evita prisão de ventre no bebê. A introdução alimentar é um período que pode haver mudanças no intestino dele, devido aos novos alimentos. Assim, a manga atua como aliada do trato intestinal, evitando a constipação tão comum. A manga ajuda o bebê a evacuar melhor.

2 – A manga tem alto poder anti-inflamatório. Inclua ela na rotina alimentar do seu bebê para prevenir gripes e resfriados. 

3 – A fruta, por ser rica em ferro, também auxilia no combate a anemia. A manga contem ferro e isso ajuda no estoque de ferro pelo organismo da criança.

4 – Ela fortalece o sistema imunológico, já que é rica em vitamina C. Nessa fase de introdução alimentar, os bebês ainda estão com o sistema imunológico em desenvolvimento e a manga ajuda na prevenção e tratamento de doenças virais.

bebe chupando manga


Quer ver fotos de bebês fofos comendo frutinhas? Clique aqui.

Vem conhecer os ensaios mais saudáveis do nosso estúdio <3




16 Abr 2024

As 5 melhores frutas para seu bebê dos 6 aos 12 meses

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp