07/06/2023 às 16:29

Conheça as principais mudanças em um bebê de 9 meses

21976
2min de leitura

Os bebês passam por mudanças significativas durante seus primeiros meses de vida, e quando chegam aos nove meses, muitas habilidades importantes de desenvolvimento foram adquiridas. Neste artigo, discutiremos as principais mudanças que os pais podem esperar de um bebê de nove meses.

Desenvolvimento físico

Aos nove meses, os bebês geralmente dobraram o peso de nascimento e cresceram cerca de 25 cm em comprimento. Eles estão se tornando mais fortes e capazes de se mover de várias maneiras, incluindo engatinhar, se arrastar, rolar e até mesmo ficar de pé segurando em algum apoio. Alguns bebês também podem começar a dar seus primeiros passos com o auxílio de alguém ou de móveis. Eles também podem começar a usar os dedos para pegar alimentos menores e explorar a textura de alimentos mais sólidos.

bebe usando ropa retro gravata boina e apoiando em uma cadeira de madeira e um telefone antigo ensaio de bebe
Alguns bebês já conseguem ficar de pé apoiados

Habilidades cognitivas e motoras

Um bebê de nove meses está cada vez mais interessado em explorar o mundo ao seu redor. Eles podem pegar objetos com mais precisão e começar a soltá-los deliberadamente. Eles também podem começar a apontar para objetos que chamam sua atenção, o que indica um interesse crescente em se comunicar e interagir com o ambiente ao redor. Além disso, eles podem começar a emitir sons mais elaborados e entender palavras simples, como "não" e "mamãe" e "papai".

bebe brincando com carrinho ensaio de bebe
Eles já demonstram interesse em objetos

Sono e alimentação

Aos nove meses, a maioria dos bebês está dormindo de 10 a 12 horas por noite e tirando duas sonecas diurnas. Eles estão consumindo uma variedade maior de alimentos, incluindo pedaços de alimentos sólidos, o que pode ser emocionante para os pais, mas também pode levar a mais bagunça na hora das refeições.

ensaio de bebe comendo macarrao com almodenga
Já consomem uma variedade maior de alimentos

Interação social

Os bebês estão cada vez mais envolvidos em interações sociais e emocionais à medida que crescem. Aos nove meses, eles podem começar a exibir mais expressões faciais, como sorrisos e risadas, além de chorar quando querem atenção ou estão frustrados. Eles também podem começar a interagir mais com outras crianças, embora ainda precisem da orientação dos pais para aprender habilidades sociais adequadas.

ensaio de bebe menina sentado em uma gamela com pelo
Eles se tornam mais expressivos

Conclusão

Aos nove meses, um bebê continua a crescer e se desenvolver rapidamente. É importante lembrar que cada bebê é único e pode atingir esses marcos de desenvolvimento em ritmos diferentes. Os pais devem estar atentos às necessidades individuais de seus filhos, procurando orientação de um pediatra caso haja alguma preocupação em relação ao desenvolvimento ou saúde do bebê. Com o tempo, os bebês continuarão a aprender e crescer, alcançando novas habilidades e marcos importantes de desenvolvimento.

Quer fazer um ensaio lindo para seu bebê nesse período? Acesse o botão abaixo e conheça nossos planos.


07 Jun 2023

Conheça as principais mudanças em um bebê de 9 meses

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp