06/11/2021 às 16:17 Dicas para as mães

Alimentação infantil | 7 benefícios da melancia para seu bebê

10
3min de leitura

A melancia é uma fruta deliciosa e que é introduzida quando o bebê tem 9 meses. Antes de oferecer essa fruta se atente a alguns detalhes e saiba mais como ela ajuda o seu bebê.


Você sabe de onde veio a melancia?

Tem sua origem no sul da Ásia mas foi domesticada pelos homens da África Central onde tem seu cultivo a mais de 5 mil anos. Chegou ao Brasil no século 16 trazida pelos negros de origem Banto e Sudanês no processo de escravidão.

A China é o maior produtor mundial e em 2018 produziu quase 63 milhões de toneladas. Par ase ter uma ideia da dimensão destes números, o Brasil é o 5º maior produtor e chegou a quase 2,25 milhões de toneladas. Haja melancia para comer rssss


Melancia para o bebê

A melancia é uma fruta bastante refrescante e rica em água, o que auxilia na hidratação do bebê. Isso é uma grande vantagem, principalmente, para os pequenos que se recusam a beber água. Além disso, é uma fruta rica em vitaminas A, do complexo B e C, que é antioxidante e reforça a imunidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sucos não são recomendados até 1 ano do bebê. Sendo assim, você pode oferecer a melancia bem madura em fatias do formato de um triângulo. Sempre a partir dos 9 meses, de acordo com Daniela Medrano.

Assim, o pequeno consegue segurar, chupar o sumo e comer. Lembre-se de remover todas as sementes antes do consumo, para evitar engasgos.


Benefícios da melancia

1. Hidrata o corpo

A melancia é um alimento que ajuda a manter o corpo hidratado, pois é composta por cerca de 90% de água. Estar com a hidratação em dia é importante para regular a temperatura do corpo, prevenir infecções, fornecer nutrientes para as células e manter os órgãos funcionando. Além disso, melhora a qualidade do sono e o humor.

2. Diminui riscos de doenças cardiovasculares

A fruta contém magnésio e potássio, que são minerais que reduzem a pressão arterial. A melancia também contém citrulina, um aminoácido que aumenta os níveis de óxido nítrico no organismo e ajuda a expandir os vasos sanguíneos. A presença do licopeno contribui para controlar o colesterol "ruim" do organismo. Essas condições estão associadas a fatores de riscos das doenças cardiovasculares. Por isso, o consumo regular do alimento, juntamente com uma dieta equilibrada e atividade física, diminuem as chances de problemas cardíacos como infartos.

3. Melhora a imunidade

Por ser rica em vitaminas e sais minerais, ela reduz as deficiências nutricionais do organismo e, consequentemente, aumenta a imunidade. Outro destaque é a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico no combate a infecções e vírus. Além disso, o licopeno ajuda a diminuir o estresse oxidativo, também contribuindo para uma melhora na imunidade

4. Faz bem para a visão

A melancia pode auxiliar na proteção dos olhos, evitando doenças como catarata e degeneração macular. Isso porque o alimento contém substâncias antioxidantes como beta-caroteno (substância precursora da vitamina A), luteína e zeaxantina. A vitamina A, por exemplo, previne a cegueira noturna

5. Melhora a digestão

O organismo digere facilmente a melancia, pois, além de ser composta por bastante água, as fibras presentes na sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. As fibras estruturam o bolo fecal e a água ajuda a manter a fluidez no trato digestivo. Por isso, o consumo regular pode prevenir a constipação.

6. Contribui com o funcionamento cerebral

As propriedades antioxidantes combatem a ação dos radicais livres, moléculas que danificam a estrutura do DNA e aceleram o envelhecimento do organismo. Uma alimentação rica em antioxidantes melhora a memória, a aprendizagem e outros processos cognitivos. A presença do fósforo, juntamente com vitaminas do complexo B, tem ação importante relacionada a proteção neurocerebral.

7. Tem propriedades diuréticas

Com sua elevada quantidade de água, a melancia aumenta a produção de urina, por isso possui um efeito diurético. Isso é benéfico principalmente para as pessoas que sofrem de retenção hídrica e inchaços. Algumas pessoas com problemas renais também podem se beneficiar dessa propriedade da fruta, pois previne a formação de cálculos.


Ela também é usada nos bolos de Smash the Fruit

A melancia é uma das frutas que usamos nos nossos bolos para os ensaios de Smash the Fruit. Os bolos de frutas normalmente tem como base o melão ou a melancia.

bolo de fruta melancia magali ensaio de bebe
Bolo de melancia para um Smash the Fruit da Magali
ensaio jardim encantado bolo melancia
Bolo de melancia com apliques de pasta americana para um Smash the Fruit de Jardim Encantado


06 Nov 2021

Alimentação infantil | 7 benefícios da melancia para seu bebê

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

bolo de melancia dicas alimentar melancia

Quem viu também curtiu

11 de Out de 2021

Alimentação infantil | Benefícios do melão para seu bebê | Smash the Fruit

10 de Nov de 2021

As 5 melhores frutas para seu bebê dos 6 aos 11 meses?

01 de Dez de 2021

Dicas de como fazer uma decoração para festa infantil com tema de fazendinha

Logo do Whatsapp