12/09/2023 às 23:32

Alimentação infantil | 7 benefícios da melancia para seu bebê

13486
4min de leitura

A melancia é uma fruta deliciosa, bastante refrescante e rica em água, o que auxilia na hidratação do bebê. Isso é uma grande vantagem, principalmente, para os pequenos que se recusam a beber água. Além disso, é uma fruta rica em vitaminas A, do complexo B e C, antioxidante e reforça a imunidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sucos não são recomendados até 1 ano do bebê. Sendo assim, você pode oferecer a melancia bem madura em fatias do formato de um triângulo a partir dos 9 meses. Assim, o pequeno consegue segurar, chupar o sumo e comer. Lembre-se de remover todas as sementes antes do consumo, para evitar engasgos.


7 Benefícios da melancia

1. Hidrata o corpo

A melancia é um alimento que ajuda a manter o corpo hidratado, pois é composta por cerca de 90% de água. Estar com a hidratação em dia é importante para regular a temperatura do corpo, prevenir infecções, fornecer nutrientes para as células e manter os órgãos funcionando. Além disso, melhora a qualidade do sono e o humor.

2. Diminui riscos de doenças cardiovasculares

A fruta contém magnésio e potássio, minerais que reduzem a pressão arterial. A melancia também contém citrulina, um aminoácido que aumenta os níveis de óxido nítrico no organismo e ajuda a expandir os vasos sanguíneos. A presença do licopeno contribui para controlar o colesterol "ruim" do organismo. Essas condições estão associadas a fatores de riscos das doenças cardiovasculares.

3. Melhora a imunidade

Por ser rica em vitaminas e sais minerais, ela reduz as deficiências nutricionais do organismo e, consequentemente, aumenta a imunidade. Outro destaque é a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico no combate a infecções e vírus. Além disso, o licopeno ajuda a diminuir o estresse oxidativo, também contribuindo para uma melhora na imunidade

4. Faz bem para a visão

A melancia pode auxiliar na proteção dos olhos, evitando doenças como catarata e degeneração macular. Isso porque o alimento contém substâncias antioxidantes como beta-caroteno (substância precursora da vitamina A), luteína e zeaxantina. A vitamina A, por exemplo, previne a cegueira noturna.

5. Melhora a digestão

O organismo digere facilmente a melancia, pois, além de ser composta por bastante água, as fibras presentes na sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. As fibras estruturam o bolo fecal e a água ajuda a manter a fluidez no trato digestivo. Por isso, o consumo regular pode prevenir a constipação.

6. Contribui com o funcionamento cerebral

As propriedades antioxidantes combatem a ação dos radicais livres, moléculas que danificam a estrutura do DNA e aceleram o envelhecimento do organismo. Uma alimentação rica em antioxidantes melhora a memória, a aprendizagem e outros processos cognitivos. A presença do fósforo, juntamente com vitaminas do complexo B, tem ação importante relacionada a proteção neurocerebral.

7. Tem propriedades diuréticas

Com sua elevada quantidade de água, a melancia aumenta a produção de urina, por isso possui um efeito diurético. Isso é benéfico principalmente para as pessoas que sofrem de retenção hídrica e inchaços. Algumas pessoas com problemas renais também podem se beneficiar dessa propriedade da fruta, pois previne a formação de cálculos.



Você sabe de onde veio a melancia?

Tem sua origem no sul da Ásia, mas foi domesticada pelos homens da África Central onde tem seu cultivo a mais de 5 mil anos. Chegou ao Brasil no século 16 trazida pelos negros de origem Banto e Sudanês no processo de escravidão. A China é o maior produtor mundial e em 2018 produziu quase 63 milhões de toneladas. Para se ter uma ideia da dimensão destes números, o Brasil é o 5º maior produtor e chegou a quase 2,25 milhões de toneladas. Haja melancia para comer!


Ela também é usada nos bolos de Smash the Fruit!

A melancia é uma das frutas mais usadas para dar forma aos bolos para os ensaios de Smash the Fruit devido ao seu tamanho. Sua cor vermelha é chamativa e abre possibilidades de temas e paletas de cores vibrantes e impactantes :) Uma opção deliciosa que chama a atenção do bebê e atrai seu paladar.

bolo de fruta melancia magali ensaio de bebe
Bolo de melancia para um Smash the Fruit da Magali
ensaio jardim encantado bolo melancia
Bolo de melancia com apliques de pasta americana para um Smash the Fruit de Jardim Encantado

Fizemos uma campanha com bebês comendo melancia e melão em nosso Instagram ("Melão/Melancia e bebê, tudo a ver"), para incentivar o consumo das frutas e contamos com o apoio da empresa Melão Rei, que presenteou os bebês vencedores com 1 caixa de frutas e variedades, além do ensaio fotográfico! Siga a gente e ative o sino para receber nossas notificações, quem sabe seu bebê não será nosso próximo modelinho?

Acesse nosso Instagram


12 Set 2023

Alimentação infantil | 7 benefícios da melancia para seu bebê

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio de bebê

Quem viu também curtiu

11 de Set de 2023

6 salões de festas mais badalados em Belo Horizonte e Nova Lima

09 de Mai de 2023

Smash the Fruit! Você conhece este ensaio de bebê?

07 de Dez de 2022

6 ideias de fantasias de Halloween para bebês e crianças

Logo do Whatsapp